Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Bicentenário da Independência - FUNAG e Comissão Especial da Câmara dos Deputados discutem projeto conjunto de publicação

 

A Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), Embaixadora Márcia Loureiro, e o Coordenador da Comissão Especial do Bicentenário da Independência da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Enrico Misasi, reuniram-se em 16 de novembro para discutir projeto conjunto de reedição da obra Conselho de Estado 1842-1889 – Consultas da Seção dos Negócios Estrangeiros.

Em 1978, a Câmara dos Deputados publicou os quatro volumes correspondentes aos anos de 1842 a 1857. Em 2009, a FUNAG publicou cinco volumes referentes aos anos de 1858 a 1889. Ambas as edições estão esgotadas. A reedição conjunta da obra tem o objetivo de cobrir a totalidade daquele período e de facilitar o acesso de pesquisadores e do público a documentos de grande valor histórico.

O Conselho de Estado do Segundo Império opinou sobre ampla gama de questões e deu grande contribuição ao desenvolvimento do Direito brasileiro. Nesse contexto, as consultas da Seção de Negócios Estrangeiros constituem importante fonte para o estudo de nossa política externa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página