Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > História da FUNAG > Institucional > Centro de História e Documentação Diplomática - CHDD
Início do conteúdo da página

CENTRO DE HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO DIPLOMÁTICA

Criado em 2002, o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), órgão da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), tem por finalidade:

  • promover e divulgar estudos e pesquisas sobre historia diplomática e das relações internacionais do Brasil;
  • criar e difundir instrumentos de pesquisa, incentivar e promover a edição de livros e periódicos sobre temas de sua competência;
  • promover a realização de atividades de natureza acadêmica no campo da história diplomática.

O CHDD tem sido responsável pelo levantamento, pela pesquisa e edição de livros que trazem à luz documentação primária, fonte inestimável para pesquisadores e profissionais da área acadêmica. O CHDD realiza pesquisas, sobretudo, a partir dos documentos depositados no Arquivo Histórico e na Mapoteca do Itamaraty no Rio de Janeiro, que contêm o mais rico acervo documental sobre a História Diplomata do País. O Arquivo possui correspondência oficial do Ministério das Relações Exteriores desde o Império até a transferência da chancelaria para Brasília, em 1970.

O Centro publica, semestralmente, os “Cadernos do CHDD”, que traz à luz pesquisas efetuadas nos arquivos do Itamaraty. São, igualmente, organizados números especiais dos “Cadernos” dedicados a temas específicos, sob a coordenação de membros da academia. Em 2012, o CHDD mantém cooperação com importantes entidades de fomento à pesquisa, como a FINEP e a Fundação José Bonifácio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

registrado em:
Fim do conteúdo da página