Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 21h35 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 21h22

PERGUNTAS FREQUENTES

Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pela Fundação Alexandre de Gusmão ou sobre as ações no âmbito de sua competência

 

O que é a FUNAG?

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), instituída pelo Decreto nº 69.553, de 18 de novembro de 1971, com base na Lei nº 5.717, de 26 de outubro de 1971, é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. De acordo com o seu Estatuto, aprovado pelo Decreto nº 10.099, de 6 de novembro de 2019, e seu Regimento Interno, aprovado pela Portaria FUNAG nº 118, de 6 de dezembro de 2019, o objetivo da FUNAG, em síntese, é o de tornar-se cada vez mais útil à sociedade brasileira, por meio da difusão dos temas e da agenda da política externa brasileira, das relações internacionais e da história diplomática do Brasil.

 

Quais as atividades principais da FUNAG?

Para cumprir sua função, a FUNAG realiza conferências, cursos, seminários, palestras e mesas-redondas nas quais especialistas, nacionais e estrangeiros, apresentam seus pontos de vista e debatem questões pertinentes à política externa brasileira e às relações internacionais. Os vídeos dos eventos da FUNAG estão disponíveis em seu canal no YouTube.

A FUNAG ainda publica livros de autores das áreas de política externa, das relações internacionais e da história diplomática e os disponibiliza ao seu público-alvo, em especial por meio de sua Biblioteca Digital localizada no seu sítio, com acesso e download gratuitos.

 

Onde fica a FUNAG?

A FUNAG fica na Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Anexo II, Térreo, em Brasília. No entanto, há uma Unidade da FUNAG, o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), localizada no Palácio Itamaraty, Avenida Marechal Floriano, 196 – Centro, no Rio de Janeiro.

 

Como ter acesso ao calendário de eventos da FUNAG?

Os eventos previstos são informados na página principal do sítio da FUNAG. Caso queira receber convites por e-mail, clique aqui e preencha o seu cadastro.

 

Participei de um evento da FUNAG. Como obter o certificado?

Entre em contato com a FUNAG por meio do endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Fim do conteúdo da página